Dois anos depois da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, a Secretaria da Cultura (Sedac) dá início à série de reportagens “2 anos pós-enchente: a reconstrução da cultura”, com o objetivo de divulgar as ações de recuperação e as melhorias pelas quais passaram suas instituições impactadas pela cheia. A primeira edição destaca a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), no Centro Histórico de Porto Alegre, um dos primeiros espaços a abrir ao público depois de ter o térreo invadido pela água. O investimento do governo do Estado na instituição soma mais de R$ 10,2 milhões, grande parte doação do Banrisul e do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Quem passa pela CCMQ ainda percebe as marcas da enchente de 2024. Uma placa instalada na fachada do prédio indica a altura que a água alcançou. A maquete, na recepção, e as paredes externas do prédio não nos deixam esquecer os dias que sucederam aquele 2 de maio. Nos espaços internos, muitas obras já finalizaram, outras ainda estão em execução. De acordo com o diretor de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, a Casa encontra-se em melhores condições do que no período anterior à enchente. “Ainda há muito o que fazer, mas o grande volume de chuva oportunizou que problemas que passavam despercebidos ficassem evidentes e pudessem ser resolvidos”, relata.
Entre as etapas da obra finalizadas ainda em 2024 estão as ações emergenciais de recuperação física, no valor de R$ 2,6 milhões – recurso doado pelo Banrisul para a Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ). Nesta fase, foram restaurados os espaços mais deteriorados no pavimento térreo: recuperação de rebocos, pintura interna e externa, pisos internos e externos, esquadrias de madeira e restabelecimento das instalações da edificação com segurança (sistema de entrada de energia, rede elétrica, hidrossanitária, lógica, câmeras, elevadores e mota carga). Os trabalhos também envolveram a recuperação da Cinemateca Paulo Amorim, com higienização completa das salas, substituição das poltronas, carpetes, estruturas de palco, cortinas, sistemas de projeção e som, sistema de climatização e totens de sinalização.
No mês de maio deste ano foi concluída a restauração do Teatro Bruno Kiefer, no 6º andar da CCMQ. O investimento total no espaço foi de R$ 3,2 milhões, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e do Funrigs.
A íntegra das informações está disponível no site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.



Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!