A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove neste domingo (4/5) mais uma edição do Samba do Quintana na Travessa dos Cataventos. Com programação gratuita e ao ar livre, o evento conta com as performances da banda Thiago Ribeiro & Amigos, junto da participação de Dida Larruscain, a partir das 16h.

Lançado em junho de 2023, o projeto realiza encontros mensais que celebram a cultura do samba e que oferecem espaço para que compositores locais, desde os iniciantes até os experientes, apresentem suas obras e clássicos do gênero. Essa edição também comemora o anúncio do projeto como um dos finalistas do 8° Prêmio Profissionais da Música, na categoria Som na Rua.

A diretora da CCMQ, Germana Konrath, afirma que “estar entre os finalistas desse importante prêmio nacional só reforça o reconhecimento que a comunidade já têm demonstrado ao nosso querido samba e à nossa Casa, que tem contado com uma programação cultural muito qualificada e, ao mesmo tempo, experimental e democrática”.

O Samba do Quintana dialoga com outros núcleos da Casa de Cultura, que abriga o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Natho Henn, além da Rádio Quintanares, uma emissora pública e inclusiva de rádio, que funciona no quarto andar da instituição e tem programação disponível on-line.

Em quase dois anos de existência, o projeto já mobilizou mais de 12.500 pessoas, promoveu o trabalho de 26 artistas locais e duas participações nacionais, como a edição comemorativa aos 80 anos de Elis Regina com Laila Garin, que abriu a programação de 2025. Para Germana, o Samba do Quintana já se consolidou no calendário da Casa de Cultura e da cidade como um ponto de encontro entre diferentes públicos e gerações para celebrar seu direito à cidade e à cultura. Além disso, ela destaca que “o Samba do Quintana corrobora com o movimento de resgate da cultura negra e do seu tradicional samba ao mesmo tempo que aponta para a produção musical das novas gerações, apresentando composições autorais. Tudo isso em grande clima de festa e descontração, ao ar livre, valorizando o acesso e a pluralidade que marcam a Casa de Cultura”.

As informações são do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *