“Buscamos ampliar o acesso à informação e, sobretudo, a valorização dos diferentes segmentos sociais como sujeitos da comunicação, da produção e difusão de conteúdos que reflitam valores associados ao rico universo étnico e cultural que marca nosso país.”

Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária – ABRAÇO RIO GRANDE DO SUL – é uma entidade civil, sem fins lucrativos, comprometida com a democratização da comunicação. Desenvolve atividades de caráter social, técnico, científico, educacional e cultural, orientadas para a qualificação das rádios comunitárias. Tais iniciativas abrangem a prestação de assistência técnica, jurídica e jornalística.

Fundada no dia 27 de novembro de 1997, foi, aos poucos, ampliando sua atuação e hoje relaciona-se com um conjunto de mais de 400 rádios comunitárias de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul. Ao longo de todos esses anos, participou ativamente de diversos fóruns públicos e privados voltados para a elaboração de políticas de radiodifusão e de democratização da comunicação, haja vista que, como a democratização da terra e da renda, ela constitui-se em elemento central para um novo modelo de desenvolvimento, capaz de gerar justiça social.

Nesta caminhada, buscamos ampliar o acesso à informação e, sobretudo, a valorização dos diferentes segmentos sociais como sujeitos da comunicação, da produção e difusão de conteúdos que reflitam valores associados ao rico universo étnico e cultural que marca nosso país. Nossa experiência tem demonstrado que, desde o seu nascimento, as rádios comunitárias tem se preocupado com a importância da comunicação por parte das associações e grupos comunitários já organizados. Com o funcionamento das rádios deste perfil, estes grupos ampliam seus interesses e seus vínculos com a comunidade e, também, a própria participação política e social.

A Coordenação Executiva Estadual da ABRAÇO RIO GRANDE DO SUL é a instância de coordenação administrativa da entidade. É eleita para mandato de 3 anos em Assembleia Geral realizada durante o Congresso Estadual.

Membros da Gestão 2018-2021 – Titulares

Eloidemar Guilherme – Coordenador Executivo
Josué E. de Resende – Coordenador Geral
João Carlos Heissler – Coordenador de Finanças
Vilson Luis Theis – Coordenador das Regionais
Quelen Vanessa de Almeida de Campos – Coordenadora de Gênero
Carlos Buttenbender – Coordenador de Comunicação
Edison Roberto Demarco – Coordenador de Formação e Cultura
Joaquim Antonio De Souza Goulart – Coordenador de Relações Internacionais
Carlos Zucchi – Coordenador de Eventos
Coordenador Jurídico – Coordenador Jurídico

LEGISLAÇÃO

Aqui disponibilizamos os arquivos referentes a legislação das rádios comunitárias à qual devemos seguir.

Cartilha RADCOM
Lei 9.612-98 RADCOM
PORTARIA 1.909 de 09/04/2018
DECRETO 2.615 de 1998
ESTATUTO