A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Rio Grande do Sul (ABRAÇO RS) realizou, ontem (06), encontro com o diretor da Política Nacional de Cultura Viva, João Pontes. A agenda, que ocorreu em Brasília, na sede do Ministério da Cultura, contou com a participação do coordenador financeiro da entidade, João Carlos Heissler, e do assessor jurídico Silvério José Stölben.

O principal objetivo do encontro foi discutir estratégias para o fortalecimento e a expansão de políticas públicas voltadas à transformação das rádios comunitárias em  Pontos de Cultura. A proposta visa ampliar o papel cultural, social e educativo que essas emissoras já exercem em suas comunidades.

Também foi debatida a importância de uma maior aproximação entre as rádios comunitárias e o Ministério da Cultura como um todo. “Queremos que as rádios comunitárias sejam reconhecidas não apenas como veículos de comunicação, mas como agentes culturais fundamentais nos territórios onde atuam”, afirmou Heissler.

João Pontes destacou a relevância das rádios comunitárias na difusão da cultura popular e na valorização das identidades locais, afirmando que o Ministério da Cultura está comprometido em abrir mais canais de diálogo com as emissoras e apoiar iniciativas que integrem comunicação e cultura.

Para Silvério José Stölben, a aproximação institucional fortalece juridicamente a atuação das rádios comunitárias. “Quando se reconhece a função cultural dessas rádios, também se reconhece a legitimidade de sua existência e o direito de acesso a políticas públicas”, destacou.

A conversa foi considerado produtiva por ambas as partes e abriu caminhos para futuras parcerias, com a expectativa de que, em breve, ações concretas possam ser implementadas para consolidar as rádios comunitárias como pilares da cultura viva no país.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *