Os Ministérios da Cultura do Brasil e da França selaram acordo para o desenvolvimento de cooperação na área museal e patrimonial. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a ministra da Cultura da França, Rachida Dati, assinaram a declaração de intenções, nessa sexta-feira (16), na França. A agenda acontece enquanto a ministra brasileira está em Cannes, liderando uma comitiva que participa do Marché Du Film, onde o Brasil é o País de Honra.

Entre os principais objetivos do acordo estão a promoção do intercâmbio de boas práticas e conhecimentos, incentivando a colaboração entre profissionais e o fortalecimento de redes profissionais; a formação inicial e contínua nas áreas patrimonial e museal; o incentivo ao desenvolvimento de projetos de proteção e valorização do patrimônio afro-brasileiro no continente africano e no Brasil e o fortalecimento do aprendizado das línguas e culturas do Brasil e da França.

Para a ministra Margareth Menezes, a assinatura consolida um importante trabalho estratégico entre os países. “A cooperação cultural de forma bilateral contribui para expansão do conhecimento, das experiências e do desenvolvimento de boas práticas. Sem falar no crescimento da internacionalização de projetos e ações que podem beneficiar Brasil e França no sentido de preservar nosso patrimônio e nossos museus”, afirma.

O documento foi elaborado e negociado conjuntamente pelo MinC, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “Comemoramos este protocolo que fortalece a cooperação entre o Brasil e a França e que reconhece a importância da salvaguarda e da preservação do patrimônio cultural e natural, com ênfase na promoção de ações de educação patrimonial e na participação das comunidades e grupos na gestão dos bens culturais”, observa o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.

“A assinatura deste Protocolo de Intenções é mais uma ação de fortalecimento da cooperação internacional na área museal e patrimonial. Para o Instituto Brasileiro de Museus, esta parceria com a França amplia horizontes de intercâmbio técnico, fomenta a formação continuada dos profissionais e impulsiona o desenvolvimento de práticas em preservação, acessibilidade, gestão de risco e museográficas. Trata-se de uma oportunidade valiosa para o campo museal brasileiro”, reforça a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro.

O tratado assinado pelos países também prevê a criação de um comitê para reunir-se periodicamente para garantir sua implementação, avaliar o progresso, propor iniciativas adicionais e resolver possíveis desafios na execução das ações propostas.

 A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *