A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), sediará no dia 29 de maio, às 19h, uma mesa-redonda sobre preservação e recuperação de patrimônio em situações de desastres climáticos. O evento integra a programação de Educação Patrimonial do projeto de Restauração do Teatro Bruno Kiefer, que tem financiamento do Pró-Cultura, da Sedac.
O encontro marca um ano da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Participam da mesa profissionais de diferentes áreas que atuaram diretamente nas ações de salvamento e recuperação de acervos, obras e espaços danificados durante a inundação.
Mediado por Camila Monteiro Schenkel, professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o evento contará com a participação de quatro especialista: Ana Maria de Souza, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas e diretora da Biblioteca Pública do Estado (BPE), abordará estratégias de preservação de acervos bibliográficos diante das crises climáticas; Doris Couto, coordenadora do Sistema Estadual de Museus à época da enchente, falará sobre o resgate patrimonial em museus e coleções privadas; Eduardo Hahn, diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac, relatará as ações da pasta para salvaguarda de acervos e do patrimônio construído; e Fabiene Gama, professora de Antropologia da UFRGS, discutirá a recuperação de acervos fotográficos pessoais atingidos pelas águas.
A mesa-redonda irá promover a troca de experiências e reflexões sobre estratégias de prevenção, mitigação de danos e recuperação de bens culturais em contextos de crise climática, bem como sua relação com a perda de memórias individuais e coletivas.
A participação é gratuita e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia.
As informações são do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!