A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), sediará no dia 29 de maio, às 19h, uma mesa-redonda sobre preservação e recuperação de patrimônio em situações de desastres climáticos. O evento integra a programação de Educação Patrimonial do projeto de Restauração do Teatro Bruno Kiefer, que tem financiamento do Pró-Cultura, da Sedac.

O encontro marca um ano da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Participam da mesa profissionais de diferentes áreas que atuaram diretamente nas ações de salvamento e recuperação de acervos, obras e espaços danificados durante a inundação.

Mediado por Camila Monteiro Schenkel, professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o evento contará com a participação de quatro especialista: Ana Maria de Souza, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas e diretora da Biblioteca Pública do Estado (BPE), abordará estratégias de preservação de acervos bibliográficos diante das crises climáticas; Doris Couto, coordenadora do Sistema Estadual de Museus à época da enchente, falará sobre o resgate patrimonial em museus e coleções privadas; Eduardo Hahn, diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac, relatará as ações da pasta para salvaguarda de acervos e do patrimônio construído; e Fabiene Gama, professora de Antropologia da UFRGS, discutirá a recuperação de acervos fotográficos pessoais atingidos pelas águas.

A mesa-redonda irá promover a troca de experiências e reflexões sobre estratégias de prevenção, mitigação de danos e recuperação de bens culturais em contextos de crise climática, bem como sua relação com a perda de memórias individuais e coletivas.

A participação é gratuita e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia.

As informações são do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *