O samba, como expressão cultural do povo negro brasileiro, é marcado em sua história pelo símbolo de luta, uma característica também presente na festa mais popular do país: o carnaval. As escolas de samba, com a visibilidade que adquirem nessa época do ano, muitas vezes usam os holofotes sob a festa para pautar questões relacionadas aos grupos marginalizados e à política institucional.

A escola do grupo especial do Rio de Janeiro, Paraíso do Tuiuti, ganhou destaque no carnaval passado ao levar para a Sapucaí o enredo sobre os 130 anos da Lei Áurea, onde questionava se a escravidão está realmente extinta. A escola causou polêmica ao denunciar o golpe de 2016 colocando na avenida um vampiro com faixa presidencial, em alusão a Michel Temer, que ocupava o posto da Presidência da República.

Neste ano, a vice-campeã traz o samba-enredo O Salvador da Pátria, e no último ensaio técnico, exibiu na Comissão de Frente homens engravatados representando políticos, e bailarinas com roupas e perucas na cor mais comentada do ano: a laranja, representando as recentes polêmicas de candidaturas do PSL, partido de Jair Bolsonaro.

Também do Rio de Janeiro, a Estação Primeira de Mangueira vai contar a história de heróis populares através do samba História pra Ninar Gente Grande, enaltecendo o legado de pessoas como Luísa Mahin, Dandara e Marielle: “Brasil, meu dengo / A Mangueira chegou / Com versos que o livro apagou / Desde 1500 tem mais invasão do que descobrimento / Tem sangue retinto pisado / Atrás do herói emoldurado / Mulheres, tamoios, mulatos / Eu quero um país que não está no retrato” canta o enredo.

De acordo com Tiaraju Pablo, coordenador do Centro de Estudos Periféricos (CEP)e pesquisador sobre carnaval, os sambas-enredo sempre incomodaram o poder político exatamente por trazer esse caráter crítico. Em 1969, por exemplo, o Império Serrano teve seu desfile cerceado por helicópteros por criticar a ditadura militar na avenida, com o samba Heróis da Liberdade.

Entre os anos 80 e 90, houve um ápice de enredos com esse caráter através de sátiras, ou de denúncia das mazelas sociais como fazia a escola São Clemente. Em 1988, a Unidos de Vila Isabel e a Mangueira questionavam o mito da abolição da escravatura, e em 1989, a Beija-Flor emplacou o samba Ratos e Urubus Larguem Minha Fantasia, conquistando o segundo lugar, atrás da Imperatriz Leopoldinense com Liberdade, Liberdade.

Esse ano, a Vai-Vai, Unidos do Peruche, Mancha Verde, Pérola Negra, Paraíso do Tuiuti e Mangueira são algumas das escolas colocam no Sambódromo do Anhembi e na Marquês de Sapucaí a cultura afrobrasileira e as denúncias das mazelas da política nacional.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

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