Os cineclubes, espaços de encontro e apreciação cinematográfica, têm desempenhado um papel fundamental na difusão e acesso à cultura cinematográfica e na formação de plateias críticas em todo o país. Com o objetivo de orientar e incentivar a organização de cineclubes pelo Brasil, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), publicou, nesta quinta-feira (28), a cartilha ‘Cinema perto de todos, cineclube em todo lugar!’.

A publicação reúne informações sobre a história do cineclubismo no Brasil e como organizar um cineclube, desde a escolha do espaço até a seleção de filmes e a realização de debates. Além disso, o material destaca a importância dos cineclubes como agentes de transformação social, capazes de promover o diálogo e a reflexão crítica, especialmente entre os jovens.

Segundo Thay Limeira, chefe de Divisão de Políticas para Cineclubismo e Pontos de Exibição da SAV, os cineclubes desempenham um papel fundamental na democratização do acesso à cultura e na valorização da diversidade cultural brasileira. “Os cineclubes são espaços onde toda a cultura audiovisual é oxigenada. Possibilita ao espectador o acesso à pluralidade de obras de diferentes linguagens cinematográficas. Isso também se estende ao acesso ao nosso cinema brasileiro, se levarmos em consideração que aproximadamente 13% de todo conteúdo brasileiro produzido chega às salas comerciais”, disse.

A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *