Mapear os festivais de cinema gaúchos é o objetivo de uma iniciativa lançada neste mês pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Podem ser cadastrados todos os festivais que envolvem cinema, exibições, mostras audiovisuais e ações afins que aconteceram ou acontecerão este ano, bem como os que têm previsão de nova edição em 2025.

A proposta é reunir todos os festivais de cinema do Rio Grande do Sul em um calendário anual, que será divulgado posteriormente e ficará em constante atualização. Durante o período de inscrições de projetos para os editais da Lei Paulo Gustavo (LPG), foi realizado um primeiro mapeamento, que registrou mais de 30 eventos nas nove regiões funcionais do estado. Esse levantamento foi promovido pelo Iecine, em parceria com o Colegiado Setorial do Audiovisual, o Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (Siav-RS) e a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC). Agora, a ideia é seguir potencializando esse processo de calendarização. “Para que os eventos de difusão possam ser apoiados por políticas públicas que promovam a longevidade e a prosperidade das edições, é imprescindível o mapeamento e a compreensão do cenário em que ocorrem, incluindo os desafios e as oportunidades enfrentados pelos organizadores. Temos uma pluralidade de eventos pelo estado, com a valorização de diferentes nichos de produção cinematográfica, e entendemos que é fundamental contribuir para que as programações fílmicas e as atividades dos festivais cheguem de forma ampla ao público gaúcho. É por essa razão que o Iecine tomou a iniciativa de agregar, em um único local, toda essa programação”, afirmou a diretora do Iecine, Sofia Ferreira.

As mostras e os festivais de cinema são eventos culturais que promovem a conexão das obras com o espectador, difundem suas histórias e provocam emoções e reflexões por meio da sétima arte. Além de propiciarem um ciclo saudável e necessário para a arte cinematográfica, também possibilitam o encontro entre produtores, diretores, atores, críticos e interessados em geral, incrementando, ainda mais, a cadeia produtiva do setor e estimulando a formação de novos públicos.

Em caso de dúvidas, os realizadores podem enviar mensagem para a página do Iecine no Instagram.

As informações são do site da Secretaria de Cultura do RS.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *