O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove, a partir de hoje (04), uma série de visitas mediadas em Libras para atender ao público surdo ou com deficiência auditiva. Elas serão conduzidas por Vânia Rosa da Silva, pedagoga e intérprete de Libras, e ocorrerão mensalmente, começando nesta quinta-feira (04) e seguindo nos dias 03 de maio, 07 de junho, 05 de julho, e com duas edições em agosto – uma no dia 02 e outra durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Para participar, é necessário se inscrever através do formulário disponível no site do Museu.

As mediações em Libras foram iniciadas no MARGS em 2023, como parte do programa público da exposição “Acervo em Movimento”. Esse programa, criado em 2019, tem como objetivo disponibilizar ao público o acervo do Museu por meio de uma exposição de longa duração que roda as obras expostas. O Acervo Artístico do MARGS conta com mais de 5.800 obras de arte, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais desde meados do século 19 até os dias atuais.

A partir de maio deste ano, as mediações em Libras acontecerão na exposição comemorativa “MARGS 70 – Percursos de um acervo”, inaugurada em 23 de março, no 1º andar do MARGS. Essa exposição abrange todas as salas expositivas do Museu e apresenta uma amostragem panorâmica, reunindo obras marcantes e emblemáticas ao lado de obras menos conhecidas ou pouco exibidas, e há muito tempo.

Além das exposições, as visitas mediadas em Libras também incluem informações sobre a história do MARGS e do prédio histórico onde ele está localizado.

As informações são do site da Secretaria de Cultura do RS.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *