A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) lançou ontem (16), às 10h, em Porto Alegre, a campanha “Duvide do que você vê, ouve e lê”, para enfatizar a preocupação com a crescente disseminação de conteúdos falsos e maliciosos pelas plataformas digitais e redes sociais. A solenidade aconteceu no salão nobre da entidade que estava lotado com representantes da categoria, estudantes de jornalismo, diretoria da ARI e público em geral.

Junto com o lançamento da campanha, foi lido o manifesto “O direito e o dever de duvidar”, que conclama a sociedade a duvidar de informações que não sejam de fontes confiáveis. A entidade destacou a importância deste movimento em um ano eleitoral. “Lutar contra a desinformação não é uma tarefa restrita a jornalistas. Todos nós, como sociedade, devemos praticar essa luta permanentemente. É necessário estarmos atentos às fraudes digitais, ao mau uso da inteligência artificial e às mentiras que são travestidas de verdades, que iludem as pessoas”, enfatizou o presidente da ARI, José Nunes.

O presidente de honra da ARI, João Batista Filho, reforçou o discurso ao defender limites para a disseminação de informações. “A liberdade de expressão não pode trazer invenção, calúnia e difamação. Atrás de tudo, está uma figura humana que deve saber de suas responsabilidades. Não podemos retroceder e buscar sempre o debate e o esclarecimento”, acrescentou.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

 

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